segunda-feira, 27 de julho de 2015

Conheça os benefícios da prática do tai chi chuan




Tai Chi Chuan é uma forma de entrar em contato consigo mesmo, de desenvolver seu potencial plenamente.
Vantagens da prática de tai chi chuan
Pelo fato de envolver não somente o corpo, mas também a mente, o tai chi chuan traz vários benefícios à saúde. Segundo a Associação Internacional de Tai Chi, a modalidade serve à sociedade como um sistema integral de saúde, pois se adapta a cada um dos praticantes. Assim, pessoas de todas as idades podem aderir à atividade.

Dentre os benefícios da prática, é possível citar o fortalecimento dos sistemas esquelético, muscular, circulatório e endócrino. Além disso, o tai chi estimula a produção do hormônio endorfina, contribuindo para a sensação de bem-estar dos praticantes. De acordo com a Associação, a modalidade também ajuda a desenvolver a capacidade mental das pessoas.

Quando bem aplicada, a filosofia do tai chi contribui para o processo de desenvolvimento dopotencial emocional dos praticantes. Os movimentos incentivam a calma e o equilíbrio mental, garantindo um melhor relacionamento entre as pessoas. A prática contribui, também, para aumentar a concentração e a disposição, assegurando estabilidade física e emocional.

Saiba como praticar tai chi chuan
O tai chi chuan possui diversas vertentes. Na realidade, tratam-se de diferentes estilos da modalidade, criados por determinadas famílias chinesas. Historicamente, há pelo menos cinco estilos de tai chi: Chen, Yang, Wu-Hao, Wu e Sun. Todos têm a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferindo apenas na forma de certos movimentos praticados.

Ainda assim, há dez “princípios essenciais” que são seguidos por qualquer praticante de tai chi:

- Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade
- Esvaziar o peito e alongar as costas
- Relaxar a cintura
- Distinguir entre o cheio e o vazio
- Relaxar os ombros
- Usar a mente, e não a força muscular
- Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo
- Unir o interior e o exterior
- Mover-se com continuidade
- Buscar a quietude dentro do movimento

Se você observar bem, trata-se de uma filosofia semelhante à prática de Yoga, cujos princípios envolvem trabalhar mente e corpo simultaneamente. Dentro dos movimentos de tai chi, é possível focar em diferentes objetivos: autodefesa, definição muscular ou equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.

Assim, a orientação para quem está pensando em aderir ao tai chi chuan é buscar um centro especializado. Os instrutores são habilitados a aplicarem a modalidade, respeitando as intenções e os limites da pessoa que busca a prática dessa filosofia oriental. Dessa forma, será possível usufruir plenamente dos benefícios.




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!