quinta-feira, 23 de julho de 2015

Mostra Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Hoje fomos ao CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Rua Primeiro de Março, 66 Centro, Rio de Janeiro, na exposição de Pablo Picasso. PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA, Obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Imperdível!

Com cerca de 90 obras a exposição evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola e os traços mais importantes e originais da sensibilidade artística que o pintor e seus contemporâneos espanhóis imprimiram ao cenário internacional das artes. 

 A exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica; à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na mostra; e a suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente. 

 Curadoria: Eugenio Carmona.


Partindo para o Passeio ao CCBB








 





 Salão térreo tem um labirinto de espelhos muito interessante


Salão térreo tem um labirinto de espelhos muito interessante




"Cabeça de Cavalo. Esboço para Guernica (1937, de Pablo Picasso (1881-1973)



Sala com 20m² de areia azul e troncos de árvores queimados, propondo reflexão sobre o ambiente natural contemporâneo a partir de mitos indígenas

Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos, 1939.

O painel "Guernica" (1937), obra-prima de Pablo Picasso


Guernica era a capital e um centro emblemático da cultura basca, mas foi destruída por um bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937, sob a ditadura de Francisco Franco. Segundo Carmona, nessa época, Picasso pintava muitos quadros cujo tema eram o artista e a modelo – ele mesmo e, em geral, alguma de suas várias amantes. "Mas, em meio à guerra civil, à Alemanha nazista e à Rússia de Stálin, ele não podia mais ficar pintando só  isso", explica Carmona.




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!