quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia do Professor 2015

 Professor, o bom semeador

Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade.
E outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um.
Lucas 8:5-8

Neste mês de outubro, comemora-se o Dia dos Professores, momento propício para podermos comparar a tarefa de ensinar à tarefa de semear, mas com uma observação: de que para o bom educador não há solo ruim, e o objetivo é o de semear sempre, com a expectativa de que haverá fruto.

Atualmente, ao professor cabe ser mais que professor, cabe ser educador, o profissional que é sensível o bastante para perceber a riqueza da diversidade humana que está em suas mãos, e tirar o maior proveito possível desta situação, em prol da aprendizagem de todos.

O professor se encanta a cada dia com sua profissão e consegue reconhecer o potencial que cada aluno/aluna tem e que outras pessoas não conseguem.
Quem não se lembra das palavras de estímulo/incentivo que recebeu de um professor ou professora?

Quem não se lembra da sua primeira professora/professor?
Cada professor(a) é único(a) em sua maneira de ensinar, de semear conhecimento/informação e formação em seus alunos e alunas. Cada aula planejada com seriedade, carinho e alegria é um momento impar entre o professor e seus alunos. Faça desses momentos espaços de crescimento, ensine/semeie e aprenda a cada dia e você verá as sementes brotarem.

Se as sementes parecerem não querer brotar re-planeje suas ações, pense no que você quer ensinar, quantas vezes forem necessárias, semeando com amor, respeito, paciência, com fé em seu aluno e em sua aluna e em Deus.

Feliz Dia dos Professores/as/Semeadores/as.


Nilza Mary Rosário
Agente de Pastoral



Taichirajá
Out/2015


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!