segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Meditação Em Movimento



O Tai Chi  costuma ser denominado como meditação e movimento dança da energia, referindo-se ao treinamento interno que tem a ver que tem a ver com o Chi Kung e que transforma uma simples execução de movimentos em uma coreografia, e  integra alguns movimentos de origem de origem marcial com controle na respiral e meditação.  Este equilíbrio entre o nosso eu interior e nosso eu exterior é a base das técnicas orientais, em que os exercício físico é parte da evolução pessoal e energética.

Em uma primeira etapa nos concentraremos na parte técnica e externa, mas progressivamente praticaremos a parte energética do Tai Chi, que é o Chi Kung, passando pela etapa de controle e exercícios respiratórios aliados ao movimento, para posteriormente entrar em concentrações mentais, nas quais direcionamos  o Chi   ) energia) por diferentes caminhos. O primeiro e mais comum é unir o Chi em Tan Tien (centro energético ), em seguida abrir a órbita, para canalizar o Chi. Neste o último, durante o movimento e junto  com a respiração, a energia sobe por trás até a cabeça quando inspiramos e desce pela parte da frente quando expiramos.

A posição para abrir a órbita de energia é  mantendo o eixo ereto. O quadril e o cóccix  ( Wei Lu) se mantêm um pouco para dentro para esticar a zona lombar, ativando o ponto Ming Men ( porta da vida) e elevando o Chi pelo canal posterior. Du Mai (vaso governante, rio do Yang). Com a posição da região dorsal aberta, a  região cervical esticada e o queixo caído, a nuca, o YU Chen (almofada de jade), permite a passagem da energia para a cabeça, passando pelo Pae Hoe até a fisionomia Yin Trang, para descer pelo canal anterior   Ren Mai (canal de concepção), rio do Yin, através da língua, que está em contato com o céu da boca, passando pela garganta, o centro do peito, a linha média que vai ao umbigo até chegar ao períneo (Hu Yin). Daqui, desce para o Wei Lu (ponta do coccix) para subir pelo canal Du Mai novamente.



Pontos Importantes a Serem Levados em Conta Durante a Prática

Wei Lu (ponta do coccix) / Ming Men  (segunda e terceira lombar, porta da vida) / Chia Chi (pontos entre omoplatas, ponta da asa Yape) / Da Zhuei (sétima cervical) / yu Chen (almofada de jade) / PaeHoe (coroa, porta do céu) / Ni Wan (acima da cabeça) / Yin Trang (terceito olho, Tan Tien superior) / Zhang Chong ( mar da tranquilidade, centro do peito, Tan Tien médio / Chi Hai (oceano de Chi, Tan Tien inferior), Hu Yin (períneo) / Lao Gong (centro da mão, porta do homem) / / Yong Chuan (centro do pé, porta da terra).





Lembre-se:

Se estimularmos a "perfeição" dos movimentos, a correção da postura e as coordenações externas e internas, assim como a concentração mental, a energia jing se refinará e aumentará, proporcionando-nos melhoria e crescimento no nível físico e psicológico, e de energia espiritual (Shen).

Primeiro é preciso o trabalho físico, depois o desenvolvimento e a coordenação entre a respiração e o movimento, para continuar a aprofundar a prática meditativa e lo modo de direcionar e refinar o Chi.

Fonte: Livro Tai Chi Para - Todos Marco O Zero
 Pgs: 26 e 27

   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!