domingo, 18 de novembro de 2012

Oyako Domburi



Que tal uma dica de culinária oriental para começar bem a semana? 



Modo de Preparo:

Corte 300 g de peito de frango (sem pele e sem osso) e 1 cebola média em tiras finas. 

Deixe 4 cogumelos shiitake de molho em água morna até que amoleçam e corte-os ao meio. 

Em uma frigideira, faça o caldo misturando 1/4 de xícara de chá de água, 4 colheres de sopa de shoyu, 3 colheres de sopa de sake mirin e 1 colher de sopa de açúcar. Deixe ferver. 

Adicione o frango, os cogumelos e a cebola. Deixe cozinhar em fogo moderado por cerca de 2 ou 3 minutos. 

Quebre 4 ovos numa tigela, despeje-os sobre o frango e tampe a frigideira. 

Cozinhe em fogo brando até o ovo ganhar consistência (cerca de 1 minuto). Se quiser, coloque por cima folhas de mitsuba (espécie de erva muito utilizada na culinária oriental) cortadas em pedaços de 4 cm. 

Distribua arroz japonês em 4 tigelinhas. Divida o frango com ovo em 4 porções e coloque-as sobre o arroz. Despeje um pouco do caldo quente em cada tigela e sirva imediatamente. 


Vasilha Usada

Tigela de cerâmica

Curiosidades

Há séculos, festivais e rituais celebram a importância do arroz, um alimento associado às deusas e à feminilidade. Em Bangladesh e na Tailândia, em vez de "como vai?", é comum cumprimentar alguém perguntando "você comeu o seu arroz hoje?". Na China, no lugar de "Feliz Ano Novo", pode-se desejar "que o seu arroz nunca queime".


Desde o século 14, o domburi, que significa literalmente tigela, é o nome atribuído aos acompanhamentos preparados com diversos ingredientes e servidos sobre o arroz no próprio recipiente. Na época, esse prato prático e requintado era acessível somente à alta sociedade. Mas, num certo dia da Era Era Edo (entre os anos de 1600 e 1867), um senhor que patrocinava peças teatrais resolveu pedir uma porção de enguias assadas sobre uma tigela de arroz quente. Logo a fama dessa novidade se espalhou, tornando-a  popular.



Fonte: Revista:Revista Caras


Mitsuba (espécie de erva muito utilizada na culinária oriental)



好運
Boa Sorte!




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!