sábado, 23 de janeiro de 2016

A CHAVE DOS CINCO CARACTERES





Por Li I-yu 




XIN (xin1) - Mantém tranqüilo o coração (mente emocional, consciência). Se está inquieto, não haverá concentração e a execução de qualquer movimento estará vazio de conteúdo, sem propósito. Portanto, é necessário manter-se tranqüilo. Inicialmente, a pessoa não é capaz de dirigir o movimento com o coração (Xin) e deve dedicar-se a sentir e conhecer o movimento do adversário. Segue seus movimentos (como um eco), absorve com um movimento circular e depois avança. Não perca o contato, não resista a ele, não avance ou retroceda por si mesmo. Se o oponente atua com potência (Li) empregue-a também, mas antecipe-se a ele. Se não a emprega, tampouco a empregue, mas antecipe-se sempre a ele com a intenção (Yi). Deve-se estar atento a qualquer movimento. Em qualquer lugar onde exista contato, deve-se estar atento para seguir e não resistir. Se fizer isso, no final de 6 meses ou de um ano, o corpo será capaz de aplicar isso. Tudo consiste em trabalhar com a intenção (Yi - intenção/pensamento) em lugar de fazê-lo com a energia (Jin). Caso se pratique durante muito, muito tempo, o estudante será capaz de controlar o seu oponente e o oponente não poderá controlá-lo. 




SHEN (shen1) - Mantém ágil o corpo. Se te bloqueias, te faltará liberdade para avançar e retroceder, deves ser ágil. Uma vez que levante o braço, não poderá permanecer rígido. Enquanto a força do adversário toca os pelos do seu braço, seu Yi (intenção) deverá se fundir com os ossos. As mãos formam um escudo e o Qi se enrosca ao redor do corpo unindo a estrutura. Se nos empurram com a esquerda, esvaziamos a esquerda. Se nos empurram a direita, esvaziamos a direita e enchemos a esquerda. O Qi é como uma roda de um carro (sua força reside no equilíbrio do seu eixo). Cada parte do corpo deve estar coordenada. Se há alguma parte que não esteja coordenada então o corpo está disperso e desestruturado e não pode acumular potência. Se existe esse defeito, deve-se prestar atenção às pernas e à cintura. Primeiro utilizando o coração (Xin) para dirigir o corpo. Seguindo o adversário e não atuando à vontade, então o corpo poderá seguir o coração (Xin). Pode-se seguir com a própria vontade, ou seguir o adversário. Caso siga sua própria vontade, esta lhe bloqueará. Caso siga ao adversário, se sentirá vivo. Se for capaz de seguir o adversário, então distinguirá em suas mãos centímetros e milímetros. Medindo-se a energia do adversário, grande ou pequena, então dispor-se-á de centímetros ou milímetros sem erros. Medindo-se o movimento, largo ou curto, então não será cometido erro algum, nem por um pelo. Mais adiante, deve-se ficar atrás somente permanecendo unido ao adversário. Quanto mais o estudar, mais apurada será a técnica obtida. 




QI (qi4) - Condensando a respiração. Quando o Qi está disperso, não se pode armazená-lo e o corpo se desestrutura com facilidade. Para condensar o Qi nos ossos, a exalação e a inalação deve fluir de forma ágil, porém com suavidade. Não deve haver nenhum vazio em nenhuma parte do corpo onde essa respiração não chegue. Inalar é armazenar e exalar é emitir. A inalação eleva de forma natural (o Espírito da Vitalidade). Assim pode-se levantar (desenraizar, controlar) o adversário. Quando exalar, então pode o seu Qi assentar-se de forma natural. Também pode se liberar Jin (energia) ao adversário. Isto significa usar sua intenção (Yi) para mover seu Qi, e não usar a força (Li). 




JIN (jin4) - Mantém unida a energia. Quando se exercita a energia (Jin) do corpo todo, este se converte numa família (forma um todo). Distingue com claridade, substancial e insubstancial. Ao emitir a energia (Jin), esta deve ter uma raiz e uma origem. A energia (Jin) tem sua raiz nos pés, controla-se na cintura, sai da espinha dorsal pelas costas (Jiaji - omoplatas) e se expressa nos dedos. Deve-se elevar o Espírito de Vitalidade. Justo quando o adversário está a ponto de emitir a sua energia (Jin) mas ainda não o fez, minha energia (Jin) é capaz de percebê-la. Exatamente nesse instante, nem antes, nem depois. É similar à forma como a pele percebe o fogo. Como uma mola que salta do solo. Para diante, para trás, não há a mínima confusão. Busca a reta dentro do círculo. Armazene e depois emita. Fazendo isso, estará o estudante em posição de seguir as mãos do adversário e reagir de forma efetiva. Isto é empregar a força (Li) do adversário para golpeá-lo e usar quatro onças para repelir mil libras. 




SHEN (shen2) - Concentra o Espírito. No final, depois de desenvolver as quatro condições anteriores, pode-se concentrar o espírito (Shen). Quando se condensa o espírito, então o Qi forma um todo, como um tambor. Treinando o Qi desenvolvemos o Shen e o Qi emana agitado de forma abundante e com suavidade (como a água num manancial). O Espírito de Vitalidade se estica e se concentra. Abrir e fechar possui números (graus de refinamento). Insubstancial e substancial se distinguem com clareza; se a esquerda é insubstancial, então a direita é substancial. Insubstancial não significa que não exista nada de força (Li). O Qi não aparece de forma instantânea, por arte da magia, mas emana agitado com suavidade. Deve-se prestar atenção ao Espírito de Vitalidade; estirá-lo e concentrá-lo. A força (Li) pode ser tomada emprestada do adversário. O Qi é emitido a partir da coluna. Como pode o Qi vir da coluna? O Qi descende desde os ombros, condensando-se nos ossos da coluna armazenando-se na cintura (Tan Tien). Esta circulação do Qi de cima para baixo denomina-se Encerrar. A partir da cintura se manifesta através dos ombros e se expressa nos dedos. Esta circulação do Qi, de baixo para cima, se denomina Abrir. Encerrar é guardar, e Abrir significa soltar. Se o estudante é capaz de compreender o Abrir e o Encerrar, então compreenderá o Yin e o Yang. Quando compreender estes passos, então se pratica um dia, sua técnica se refinará um dia, e de forma gradual se aproximará a um ponto em que saberá como conseguir o que deseja. 



Esta versão é baseada na tradução publicada pelo Dr. Yang, Jwing-Ming em 'Tai Chi Secrets of the Wu & Li Styles'. Também se consultou o 'The Tao of Tai-Chi Chuan de Jong, Tsung Hwa, o T´ai Chi Ch´uan Ta Wen de Chen Wei-Ming' traduzido por Benjamin Cartmell e 'Taiji Quan Arte Marcial, Técnica da Vida Longa de Catherine Despeux. 


© Manuel Joseph - Barcelona, Octubre de 2004




   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!