quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Calendário chinês: bem vindo ao ano 4.712



Notícia:

(賀新年!!!) Feliz Ano Novo Chinês!!! Feliz Ano Novo Chinês


Assim que o relógio marcou  14 horas no Brasil, e meia-noite na China teve início o Ano-Novo Chinês. Nada de 2014, segundo o calendário do país, estamos no ano de 4.712. Na nossa forma de registrar o tempo, o período vai de 31 de janeiro deste ano a 15 de fevereiro de 2015. 

Toda a China vai estar em festa. Locais ao redor do mundo com grande concentração de chineses, como o bairro da Liberdade, em São Paulo, também. E a comemoração vai chegar em Rio Preto. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, existem 69 chineses na cidade, sem contar os descendentes. Algumas dessas famílias não deixaram de lado as tradições. Vão comemorar a passagem de ano como mandam os costumes. 

A festa vai ocorrer na casa do empresário Jony Xiao, 45 anos. Há 20 no Brasil, ele e a família sempre recepcionam conterrâneos para a passagem de ano. Chegam a receber até 40 pessoas. “Antes vinha gente até de outras cidades da região. Agora que a colônia está crescendo, muitos fazem na própria casa.” 

Por ser dentro das residências, as festas em Rio Preto são bem diferentes das que acontecem na China. “Lá, em todo canto tem alguma comemoração. É como o Carnaval daqui. Como é um dos únicos feriados, tudo para. Muitos trabalham o ano todo para poder fazer a festa de virada de ano. Lembro que na infância, em uma fase difícil, era a única vez em que comíamos carne.” 

O esforço se explica. É tradição que a mesa na véspera da virada de ano seja repleta de opções. Tudo deve ser em fartura. Mas o número de pratos deve ser par. “Ou oito ou dez. De preferência oito, que é o número da sorte dos chineses. Representa a prosperidade,” disse Jony. 

Para beber, nada de champanhe. E sim, cachaça ou chá vermelho, este último é servido na casa de Jony. O champanhe é deixado para comemorar o ano-novo do nosso calendário. “Como meus filhos nasceram aqui, sempre comemoramos a passagem de ano em duas datas diferentes.” 


Comemoração

Em São Paulo, a festa acontece nos dias 1º e 2 de fevereiro. O evento ocorre na praça da Liberdade e serve também para divulgar a cultura chinesa à população brasileira. Apresenta atrações variadas como artes marciais, músicas, danças e comidas típicas.
Ano do cavalo tem tudo para ser promissor

O calendário chinês é lunissolar. Isso quer dizer que leva em consideração tanto a posição do sol quanto as fases da lua. O primeiro dia do ano, então, é aquele da segunda lua nova após o solstício de inverno. Por isso, não tem um dia fixo. Geralmente, acontece entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro.

O ano do cavalo tem tudo para ser muito bom. Essa é a expectativa dos chineses. “O cavalo, quando tratado bem, faz tudo por você, é obediente. Então, espero um ano cheio de realizações e bons negócios,” disse o empresário Jony Xiao. Além do animal que representa o ano, um elemento natural também marca o período: a madeira (os outros elementos são água, fogo, metal e terra). A junção dos dois traz o cavalo de madeira e algumas características. Uma delas é a de um ano sem fortes mudanças.

O uso de roupa e decoração vermelha também faz parte da tradição: é a proteção contra espíritos do mal. Diz a lenda que uma besta gigante, chamada Nian, engolia seres humanos de uma vez. Mas o monstro tinha medo da cor vermelha e de barulho. Desde então, o vermelho é usado para afastar a besta.



   Taichirajá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Em cada movimento o homem sábio
segue o caminho perfeito".
Lao Tsé

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte Sempre!